Norma NR-10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade

Entenda mais sobre a NR-10

A Norma NR-10 determina requisitos e condições mínimas de trabalho, com o objetivo de implementar medidas de controle e prevenção de riscos elétricos.Com isso visa garantir a segurança e a saúde de quem trabalha próximo ou diretamente com as instalações elétricas.

A Norma NR-10 se aplica:

Geração
Transmissão,
Distribuição
Consumo

Na NR-10 Inclui também projetos, montagens, construções, operações e manutenções das instalações elétricas.

Qualquer trabalho realizado próximo deve ser observado as normas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes em questão e na ausência destas, as normas internacionais cabíveis.

Toda intervenção nas instalações elétricas deve ser adotada as medidas de controle de riscos em eletricidade e de outros riscos adicionais,mediante técnicas de análise de risco, de forma a assegurar e garantir a segurança e a saúde do trabalhador da área elétrica.

Observações super importantes da norma NR-10 em relação a projetos de instalação elétrica:

 

Especificar os dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização;

Na medida do possível, prever a instalação de dispositivo de seccionamento de ação simultânea, que permita a aplicação de impedimento de reenergização do circuito;

Considerar o espaço seguro, quanto ao dimensionamento e a localização de seus componentes e as influências externas, quando da operação e da realização de serviços de
construção e manutenção;

Definir a configuração do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou não da interligação entre o condutor neutro e o de proteção e a conexão à terra das partes
condutoras não destinadas à condução da eletricidade;

Prever condições para a adoção de aterramento temporário;

Ficar à disposição dos trabalhadores autorizados, das autoridades competentes e de outras pessoas autorizadas pela empresa e deve ser mantido atualizado;

Outras Observações Importantes 

Atender ao que dispõem as Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho, as regulamentações técnicas oficiais estabelecidas. E ser assinado por profissional
legalmente habilitado;

Assegurar que as instalações proporcionem aos trabalhadores iluminação adequada e uma posição de trabalho segura, de acordo com a NR 17 – Ergonomia.

Nos locais de trabalho só podem ser utilizados equipamentos, dispositivos e ferramentas elétricas compatíveis com a instalação elétrica existente.
E quando os mesmos possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas, e serem inspecionados e testados.

As instalações elétricas devem ser mantidas em condições seguras de funcionamento e seus sistemas de proteção devem ser inspecionados e controlados periodicamente.

Para atividades em instalações elétricas deve ser garantida ao trabalhador iluminação adequada. E uma posição de trabalho segura.
De forma a permitir que ele disponha dos membros superiores livres para a realização das tarefas.

Os serviços em instalações elétricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Elétrico de Potência – SEP, não podem ser realizados individualmente.

E, todos que realizem atividades nessas áreas devem dispor de equipamento que permita a comunicação permanente com os demais membros da equipe ou com o centro de
operação durante a realização do serviço

Cabe à empresa:

A) Manter o trabalhador informado sobre riscos a que está exposto;
B) Quando ocorrer acidentes de trabalho envolvendo instalações e serviços em eletricidade, propor e adotar medidas preventivas e corretivas.
C) Promover ações de controle de riscos originados por outrem em suas instalações elétricas e oferecer, de imediato, quando cabível, denúncia aos órgãos competentes.

Cabe aos trabalhadores:

A) Zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho;

B) Responsabilizar-se junto com a empresa pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive quanto aos procedimentos internos de segurança e saúde;

C) Comunicar, de imediato, ao responsável pela execução do serviço as situações que considerar de risco para sua segurança e saúde e a de outras pessoas.