Conceito e os benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga

Conceito e os benefícios da Yoga

Um estudo recente diz que aqueles indivíduos que fazem Yoga há bastante tempo têm a possibilidade de ter um melhor aprimoramento mental na velhice com relação às demais. De acordo com o trabalho, a execução dessa atividade a longo prazo poderia modificar a estrutura cerebral a ponto de preservar contra o declínio mental e a redução de memória em pessoas idosas, especialmente entre as mulheres que fazem Yoga, denominadas como yoginis.

Os estudiosos constataram que as yoginis idosas têm maior espessura do córtex pré-frontal esquerdo, nas áreas cerebrais ligadas a funções cerebrais como concentração e memória.

Conceito e os benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a forma do cérebro variam à proporção que envelhecemos, o que muitas vezes leva ao enfraquecimento mental, abrangendo memória e atenção prejudicadas. Uma destas alterações no cérebro é amplamente atribuída ao córtex do cérebro, que se torna afinado, o que os especialistas mostraram que está vinculado com o enfraquecimento mental. Investigadores comprometidos no estudo explicaram que, precisamente como nossa musculatura, o cérebro se expande através do treinamento. Como toda prática contemplativa, a Yoga possui um elemento intelectivo em que a atenção e a concentração são consideráveis.

Os pesquisadores almejavam pesquisar se os praticantes de Yoga em muito tempo tinham diferenças em se tratando de estrutura do cérebro em comparação com pessoas mais velhas com muita saúde que em tempo algum exerceram a Ioga. Para a pesquisa, eles juntaram um pequeno grupo de yoginis que tinha praticado Yoga pelo menos duas vezes por semana ao longo de um mínimo de oito anos, embora o time tivesse uma média de praticamente 15 anos de prática.

Eles, assim, assemelharam as yoginis com outro grupo de mulheres saudáveis que nunca praticaram Ioga ou atividades de concentração ou reflexão, mas evidenciaram os mesmos níveis de atividade física, referentes à mesma idade (próximo de 60 anos).

A equipe escaneou os cérebros dos participantes utilizando ressonância magnética para verificar se havia alguma diferença nas estruturas. Os cientistas acharam maior densidade no córtex pré-frontal esquerdino nos yoginis, nas áreas intelectivas ligadas a atribuições intelectuais como atenção e memória.

Enfraquecimento de memória na velhice é normal, enquanto a exercitação física e as práticas contemplativas podem auxiliar a melhorá-la, assim como frutas ricas em antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e sementes integrais, que resguardam seu cérebro de radicais livres danosos, são capazes de ajudar incrivelmente na manutenção da cognição.

Aqui estão vários alimentos que são capazes de fazer maravilhas em favor de sua cognição e pelo seu desenvolvimento intelectivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, observada nas frutas cítricas, está relacionada à rapidez mental, enquanto que a Vitamina B auxilia contra o enfraquecimento do cérebro e o comprometimento intelectivo referente à idade. Detectada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e no ovo.

Nozes e Sementes: um punhado de sementes e nozes podem colaborar a melhorar consideravelmente o seu poder de memória. As sementes de abóbora são carregadas de zinco que realizam um papel essencial na restauração de sua memória. As nozes são uma excelente fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes fundamentais ao perfeito funcionamento do cérebro e aptidões cognitivas. As sementes de girassol são ótimas fontes de vitamina.

Conceito e os benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – qualquer um dos vegetais verdes estão repletos de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são muitíssimo fundamentais para o crescimento de partículas cerebrais. A vitamina K é conhecida por ser benéfica no melhoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta do cérebro.

Abacates: Enriquecidos com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que ajudam a conservar o cérebro com saúde e concentrado. Os abacates inclusive estão relacionados com a diminuição do risco de enfermidade de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma perfeita fonte de licopeno que auxilia contra a degeneração de células do cérebro e colabora na conservação e produção de novas células cerebrais.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são considerados o poder da energia e auxiliam você a se concentrar melhor. Ao consumir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que auxilia o cérebro a funcionar corretamente, mantendo-nos alertas.

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