Vamos prevenir a tensão lombar?

A dor nas costas é uma situação da vida. Quase todas as pessoas vão sofrer deste problema, mais cedo ou mais tarde. Um dos principais motivos de dor lombar, seja dor profunda ou dor crônica, é a lombalgia.

O que é tensão lombar?

Uma sucessão de músculos e ligamentos nas costas preservam a constituição óssea da coluna vertebral no lugar. Você pode fadigar esses músculos alongando muito, a ponto de acarretar pequenos rasgões no tecido. Os músculos ficam enfraquecidos, assim sendo, eles não conseguem cumprir a tarefa de conservar a ossatura da coluna vertebral corretamente no local. A coluna encontra-se menos estável, causando dor na coluna. E como os nervos da medula espinhal se prolongam ao longo de todo o corpo, a dor é capaz de dar-se em locais diferentes.

O que causa a lombalgia?

vamos-prevenir-a-tensao-lombarExtremo empenho corporal.
Tombo.
Reclinar ou agachar muito.
Erguer móveis pesados se você não estiver bem fisicamente.
A lombalgia ainda pode ser causada por estresse emocional, postura errada, excesso de peso, ou por continuar sentado na mesma postura por longos períodos de tempo. Inclusive uma tosse severa pode ocasionar dor nas costas.
Leve em conta que a tensão lombar não pode ser responsabilizada sobre toda a lombalgia. Existem várias outras razões, como hérnia de disco, fraturas, nervos premidos, artrite, inflamações e câncer.

Sinais da lombalgia

vamos-prevenir-a-tensao-lombar Dores e inflexibilidade nas costas.
Dores nas nádegas e nas pernas, algumas vezes na parte de trás das coxas.
Dores que pioram ao inclinar ou alongar o corpo, tossir ou espirrar.
Visto que alguns sinais de lombalgia são equivalentes aos de enfermidades mais sérias, é crucial que o acontecimento seja analisado por um especialista.
Para identificar a tensão lombar, o seu médico irá te dar um check-up total. Você ainda pode ter necessidade de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Estes testes extras podem ser necessários se a sua dor não desaparecer sozinha ou com tratamento conservador.

Qual é o tratamento para a lombalgia?

A tensão lombar pode ser uma contusão bem doída e deprimente. Contudo a bela notícia é que a maior parte destes casos se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a cura, você precisa:
Pôr gelo nas costas para reduzir a dor e o inchaço, assim que se machucar. Fazer isto no decorrer de 20 a 30 minutos a cada 3-4 horas por dois a três dias. Você também pode pôr gelo nas costas após a prática física.
Aplique calor na lombar – contudo só após 2-3 dias da utilização do gelo. Utilize calor nas suas costas apenas a partir do inchaço inicial ter sumido. Você pode usar uma bolsa térmica ou, unicamente, banhar-se com água quente.
Tome analgésicos ou outras drogas, se for aconselhado pelo seu médico. Os anti-inflamatórios não esteroides ajudarão com a lombalgia e a inflamação. Mesmo assim, esses medicamentos são capazes de ter efeitos colaterais. Eles necessitam ser usados eventualmente, a menos que seu médico diga o contrário. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, algumas vezes, são precisos.
Se o seu médico aconselhar, faça fisioterapia para aumentar a força da musculatura das costas. Não fique na cama ou poltrona o dia todo. Isto vai agravar a tensão lombar.
Não interessa o que os indivíduos lhe digam, o repouso na cama não vai dar certo. Os indivíduos costumavam pensar que o adequado tratamento para a dor lombar era deitar de costas até melhorar. Contudo apontamentos mostram que isso não auxilia.

Qual a estimativa para a tensão lombar melhorar?

O tempo de recuperação depende da gravidade da tensão lombar. Casos leves são capazes de ser solucionados em poucos dias, todavia pode demorar semanas em casos mais graves.

Como prevenir a lombalgia?

Já que a dor nas costas desapareceu, seu médico, possivelmente, irá propor que você comece uma rotina de exercícios regulares. Isso aumentará a força nos músculos das costas e deixará esses músculos mais flexíveis. Isto irá reduzir as chances de você ter nova tensão lombar no porvir. O médico irá poder indicar atividades de baixo impacto como nadar ou usar uma bicicleta ergométrica.
Não tente retornar ao seu nível anterior de atividade física até:
Você conseguir se mover tranquilamente – com flexibilidade – como antes de se lesionar
Você não sentir dor quando se dobrar, torcer, andar, correr e pular.
Se você começar a exercitar-se antes que sua tensão lombar seja tratada, você é capaz de acabar com dor nas costas crônica e lesão permanente.

 

Aqui estão muitas dicas com o intuito de auxiliar na prevenção da tensão lombar:

Caso você sinta dor nas costas ao longo da exercitação física, não continue.
Caso você sinta dor nas costas um dia de intensificação do seu treino, aguarde alguns dias para trocar a ficha.
Exercite e alongue os músculos das costas frequentemente.
Evite dormir de bruços. Repouse de costas ou de lado e bote uma almofada no meio das pernas.
Ao pegar alguma coisa pesada, curve os joelhos, não na cintura.
Perca peso se você tiver com quilos a mais.
Adote uma ótima postura. Sente-se em assentos retos, com as costas contra as costas da cadeira.