Curso de NR10: Por que fazer? Vale a pena?

curso-de-nr10

Fazer um curso de NR10 acaba parecendo para muitos uma espécie de caminho natural quando se está no ramo da eletricidade. E eu me sinto bem seguro dizendo que realmente temos que pensar nesta linha de raciocínio.

Afinal de contas, a NR10 é uma norma regulamentar extremamente importante para se garantir a segurança quando se trabalha com eletricidade. São regras e orientações da mais variadas.

Além da parte positiva também é importante avisar que esta é uma norma obrigatória para a maioria dos trabalhos. Até porque a lei obriga que o funcionário de uma empresa que precisa estar adaptado a estes processos tem que ter um treinamento antes de começar.

Para saber curso NR10 valor é importante primeiro saber se ele se aplica em sua realidade. Então vamos ver exatamente os motivos para se fazer o curso de NR10 e descobrir se vale a pena.

Curso de NR10: Por que fazer? Vale a pena?

Antes de começar esta listagem estou trazendo aqui as principais razões que descobri para os profissionais em geral, pode ser que algumas pesem mais para você do que para outra pessoa.

Por isto não entenda esta lista como sendo por ordem de peso, mas sim pelo maior número de ocorrências.

1 – Aumenta suas chances de conseguir um emprego

Se existe uma coisa que a empresa olha antes de contratar um profissional são as suas qualificações. Um eletricista não necessariamente precisa ser uma pessoa completamente dedicada a ponto de conseguir um diploma de graduação.

Normalmente a maioria dos profissionais traz consigo só um diploma de curso livre ou mesmo uma no máximo um curso técnico. O que a empresa usa para avaliar os candidatos, neste caso são duas coisas: experiência e certificados.

Um certificado de NR10 mostra que a pessoa realmente se especializou e leva a sério seu trabalho. É obrigação legal que a empresa contratante dê este curso sem nenhum custo para seus funcionários, sendo que as atividades não podem começar antes destes cursos.

Mas quando o candidato já mostra meio caminho andado é muito atraente para o empregador. A empresa não precisará esperar tanto para que ele comece a trabalhar. No máximo terá que fazer um curso de reciclagem.

2 – Te protege contra riscos altos

A NR10 não é simplesmente mais um monte de burocracia sobre o trabalhador. Ela é, antes de mais nada, um compêndio das principais operações e atitudes para garantir a segurança do trabalhador.

É realmente uma maneira de garantir que acidentes sejam bem mais difíceis de acontecer. O que é alarmante principalmente para aqueles que trabalham de maneira autônoma.

Acaba sendo normal que um profissional que não tem um chefe falando no ouvido o tempo todo, venha a se sentir livre para tomar qualquer atitude. A diferença é que se você sofrer um acidente não terá nenhum tipo de auxílio ao seu favor.

Então muitas pessoas entendem que responsabilidade anda junto de uma visão de profissionalismo sério.

3 – Te permite cobrar mais pelo trabalho

Sempre que você se torna uma profissional mais qualificado, poderá também incluir isto no seu preço. Assim, muitas pessoas entendem que você sempre busca se atualizar e melhorar o desempenho.

É este tipo de pensamento e atitude que realmente trazem benefícios para o profissional médio.

Cuidados ao procurar um curso

Primeiramente é importante entender que realmente existem pessoas tentando entregar qualificações falsas por aí. Então é necessário que a pessoa que está buscando um curso como este tenha a plena certeza do que está fazendo.

Aqui vou deixar alguns guias para que você tenha convicção de que não estará investindo tempo e dinheiro em uma qualificação inválida.

Um eletricista profissional em Belo Horizonte precisa demonstrar ter capacidade de fazer um trabalho realmente exemplar. Por isso é importante ter algumas classificações na área. Como por exemplo a do curso de eletricista profissional do André Mafra.

Realmente me surpreendi com a qualidade e o preço deste curso extremamente completo. Ele é perfeito para iniciantes e ainda melhor para quem quer reafirmar as suas bases na profissão com resultados em dinheiro e trabalhos.

Então confira tudo o que você pode encontrar com este material realmente incrível e diferenciado!

1 – Pesquise sobre a empresa

A maneira mais segura de começar é realmente procurando saber sobre quem está prestando o curso. Verifique se no site da empresa você consegue levantar dados, principalmente sobre o CNPJ.

Assim será mais fácil reconhecer uma fraude ou pretensão de golpe. Sites, como por exemplo o Reclame Aqui, são também uma excelente fonte para procurar relatos de pessoas frustradas com este tipo de trabalho.

Procurar saber sobre o tempo da empresa e de como ela é avaliada no mercado é muito positivo. Tenha cuidado com empresas com poucos anos de existência.

2 – Verifique a proposta do curso

Um curso de NR10 é praticamente todo composto sobre riscos, acidentes, equipamentos de proteção e procedimentos. Não é raro encontrar pessoas que vendem cursos falsos com conteúdo fora da real necessidade da capacitação.

Então recomendo plenamente olhar a grade e o tempo de duração. Sendo que o curso básico dura cerca de 40 horas, e a reciclagem 20h no mínimo.

Ainda que não sejam esses os números de hora em aula, você precisa verificar a equivalência.

3 – Confira os instrutores

Não é qualquer pessoa que está habilitada a trazer este tipo de curso. Sendo necessária uma série de qualificações profissionais para isto.

Então é importante que você verifique se a pessoa que está ministrando o curso é realmente a pessoa responsável por criar toda a base. E claro, verificar os registros junto ao conselho de classe para ter certeza de que tudo está sendo feito da maneira correta.

Conclusão

Não é todo dia que você tem a oportunidade de turbinar um currículo como um curso de NR10 faz com a pessoa. Entretanto é importante sempre pesquisar a procedência de tudo para não ser alvo de um golpe.

choque-eletrico

Se você quer uma indicação eu considero o curso NR10 da Engehall a melhor opção do mercado. Primeiramente por ser produzido por uma empresa de confiança.

A Engehall está a mais de uma década no mercado trazendo produtos de confiança. E realmente possui os melhores cursos profissionalizante na área da engenharia. Sendo referência como uma empresa filiada do CREA e tendo certificado ISO 9001.

Realmente vale a pena conferir!

No mais é isso, espero que estas instruções tenham sido úteis para que você realmente consiga levantar o melhor conhecimento possível sobre o assunto.

Se ficou ainda alguma dúvida, não tem problema, basta entrar em contato a partir da aba de comentários. Assim que tiver um tempinho eu respondo, ok?

Até nossa próxima orientação!